A Alstom participou do projeto de modernização da região do Porto Maravilha, na cidade do Rio de Janeiro, com o fornecimento de um sistema completo de VLT integrado sem catenária. Essa nova rede, com um total de 28 km distribuídos em três linhas, 29 estações e um pátio de manutenção, entrou em operação para os Jogos Olímpicos de 2016.

A Alstom forneceu um sistema integrado de VLT incluindo material rodante, eletrificação, sistemas de sinalização, telecomunicações e equipamentos de pátio de manutenção. Essa solução 100% sem catenária foi a primeira na América Latina, com uma combinação de APS, tecnologia de alimentação elétrica pelo solo,  e do Citadis Ecopack – uma solução embarcada de armazenamento de energia.

Essa solução mista integrada oferece abastecimento ilimitado de energia e infraestrutura otimizada para máximo conforto operacional.

A nova rede forneceu à população um meio de transporte suave, eficiente e econômico, integrando a região portuária com o resto da cidade. Em operação desde os jogos olímpicos de 2016, o VLT Carioca já transportou mais de 63 milhões de passageiros no Rio de Janeiro.