Feed de notícias
Encontre nossas últimas notícias aqui

No âmbito da parceria firmada entre o Clube Cidades Sustentáveis e o Connected Smart Cities, os organizadores resolveram promover o conteúdo do painel  "Mobilidade-Cibersegurança-Cidadania" realizado em 09.09.2020 com a postagem do vídeo integral dos palestrantes no portal www.portal.connectedsmartcities.com.br e divulgação nas redes sociais.

Copiamos  seguir o texto da divulgação e o link para visualizar o vídeo. Pretendemos ainda tornar disponíveis para acesso on line  neste "Feed de notícias" as apresentações dos palestrantes dos dois painéis, "Mobilidade-Cibersegurança-Cidadania" e "Saneamento". 

Aguardem !

A eficiência da mobilidade urbana: big data, segurança dos dados e respeito da privacidade do usuário-cidadão em tempos de "novo normal" esteve no foco do debate

Um dos principais gargalos do desenvolvimento das cidades brasileiras sem dúvida é a mobilidade urbana. E o tema recebeu destaque especial na 6ª edição do evento mais importante de cidades e mobilidade do país, o Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020. O evento abordou de forma ampla a experiência francesa em mobilidade, cibersegurança e cidadania, por meio da participação do Clube Cidades Sustentáveis, parceiro do CSCM. 

A íntegra da participação especial do Clube na iniciativa está disponível e pode ser acessado na íntegra Aqui ou nas redes sociais 

 

A abordagem considera a mobilidade, cada vez mais compartilhada e conectada e que, em breve, será autônoma, sendo construída em torno da cooperação de sistemas de informação díspares operados por múltiplos atores, graças à hiperconectividade de seus componentes (desde smartphones até os próprios meios de transporte).

Também se destacam três eixos complementares em uma abordagem global e interdisciplinar da segurança cibernética: a proteção dos atores (fabricantes e usuários finais), a segurança dos produtos e serviços e o respeito pela privacidade do usuário.

O painel abordou os temas de forma didática, com base em casos concretos que ilustram o know-how francês no assunto, desde a gestão multimodal na época da Covid-19 (Alstom, no Panamá) até o veículo autônomo de transporte público (Toulouse Métropole), tendo o agora "usuário-cidadão" como cerne central (Systra, em Teresina, e Citelum na cidade de Dijon - França).

 

PALESTRANTES E CASES

Valentin Rodriguez Lopez, diretor de Soluções para a América Latina da Alstom ministrou a palestra: “MASTRIA: solução de inteligência artificial da ALSTOM para mobilidade – case do Panamá durante a pandemia”;

Marcus Cerqueira Pimenta da Cunha, diretor Comercial e Operações da Citelum Brasil, abordou com profundidade o tema: "A iluminação pública como ferramenta de integração para mobilidade urbana";

Mariana Verônica de Moura coordenadora da Systra Brasil e Cíntia Bartz da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Teresina (PI) palestraram sobre: "Tecnologia blockchain para melhorar o gerenciamento de dados e o engajamento civil para o transporte público em Teresina";

Dominique Faure e Caroline Lapelerie, primeira vice-presidente de Toulouse Métropole para a Economia, Inovação e Emprego e o Desenvolvimento das Zonas de Atividade Econômica e Diretora de Inovação, Toulouse Métropole, participaram da Palestra: "Toulouse Métropole está inovando em termos de novos serviços de mobilidade e acelerando o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligente: a experimentação de um Serviço de transporte público autônomo". Especial destaque foi dado à experimentação da solução de veículo autônomo urbano proporcionada pela empesa francesa Easy Mile.

 

O painel contou com moderação da conselheira para o Desenvolvimento Sustentável da Embaixada da França, Françoise Méteyer-Zeldine.

 

 

CSC - Saneamento - Cases Internacionais Parceria França

10.09.2020 - 11:00 AM  12:40 PM

O novo marco legal e os desafios de gestão e tecnologia em benefício do cliente-usuário.

A ideia do painel é demonstrar que o novo marco legal do saneamento, para ser efetivo e permitir a implementação de novos projetos, precisa:

 

  • ser acompanhado de modelagens adaptadas à realidade dos municípios: caso da cooperação com SPPI e a produção de modelagens de contratos no campo de gestão de resíduos e caso também do projeto pilota de Volta Redonda;
  • ter à disposição dados que vão permitir calibrar os projetos tanto ao nível técnico que econômico;
  • implantar uma nova relação com os usuários (que são mais clientes que usuários) e por isto se apropriar as novas técnicas digitais para melhorar o desempenho e a comunicação com os usuários (BluSpark).


Julien Guittet e Vincent Menu, Chief executive officer - BluSpark e Diretor - CIS Companhia Ituana de Saneamento
Palestra - Bluspark, uma plataforma de comunicação inovadora que atende aos usuários da Companhia Ituana de Saneamento (SP).

Glaucia Elaine de Paula, Jurídico - SETEC
Palestra - "Esgotamento sanitário em Volta Redonda: desafios e apostas da cooperação técnica Brasil-França na modelagem do projeto de parceria público-privada”.

Manoel Renato Machado Filho, Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos - MINISTÉRIO DA ECONOMIA - SPPI - Secretaria Especial de Parcerias e Investimento
Palestra - "Estruturação de projetos de PPP e Concessões em manejo de resíduos sólidos urbanos na âmbito do FEP".

Moderador: Yves BESSE, Sócio-Diretor - MSB - Consultoria, Tecnologia e Engenharia Ltda.

 

https://evento.connectedsmartcities.com.br/programacao-evento-nacional/?lang=en

Speakers

Yves Besse

Sócio-Diretor - MSB - Consultoria, Tecnologia e Engenharia Ltda

Glaucia Elaine de Paula

Jurídico - SETEC

Julien Guittet

Chief Executive Officer - BluSpark

Vincent Menu

Diretor - CIS Companhia Ituana de Saneamento

Manoel Renato Machado Filho

Diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos - Ministério da Economia - SPPI - Secretaria Especial de Parcerias e Investimento

Experiência Francesa: Mobilidade - Cibersegurança - Cidadania

09.09.2020 - 11:00 AM  12:40 PM

A eficiência da mobilidade urbana: big data, segurança dos dados e respeito da privacidade do usuário-cidadão em tempos de "novo normal".

 

A mobilidade, cada vez mais compartilhada e conectada - em breve será autônoma - é construída em torno da cooperação de sistemas de informação díspares operados por múltiplos atores, graças à hiperconectividade de seus componentes (desde smartphones até os próprios meios de transporte).

Três eixos complementares devem ser privilegiados em uma abordagem global e interdisciplinar da segurança cibernética: a proteção dos atores (fabricantes e usuários finais), a segurança dos produtos e serviços e o respeito pela privacidade do usuário.

Os palestrantes que falam neste painel abordam esses temas de forma didática, com base em casos concretos que ilustram o know-how francês no assunto, desde a gestão multimodal na época da Covid (Alstom, no Panamá) até o veículo autônomo de transporte público (Toulouse Métropole), tendo o agora "usuário-cidadão" como cerne central (Systra em Teresina e Citelum).

 

Valentin Rodriguez Lopez, Diretor de Soluções para a América Latina - Alstom

Palestra - “MASTRIA: solução de inteligência artificial da ALSTOM para mobilidade – case do Panamá durante a pandemia”

 

Marcus Cerqueira Pimenta da Cunha, Diretor Comercial e Operações - Citelum Brasil

Palestra - "A iluminação pública como ferramenta de integração para mobilidade urbana"

 

Mariana Verônica de Moura e Cíntia Bartz, Coordenadora - Systra Brasil e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - Prefeitura de Teresina - PI

Palestra - "Tecnologia blockchain para melhorar o gerenciamento de dados e o engajamento civil para o transporte público em Teresina"

 

Dominique FAURE e Caroline LAPELERIE, Première Vice-Présidente de Toulouse Métropole pour l’Economie, l’Innovation et l’Emploi et l’aménagement des Zones d’Activités Economiques e Drirectrice à l'innovation, Toulouse Métropole

Palestra - "Toulouse Métropole está inovando em termos de novos serviços de mobilidade e acelerando o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes: a experimentação de um serviço de transporte público autônomo".

 

Moderadora: Mme. Françoise METEYER-ZELDINE, Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável - Embaixada da França

https://evento.connectedsmartcities.com.br/programacao-evento-nacional/?lang=en

 

Speakers

Valentin Lopez

Diretor de Soluções - Alstom Transporte

Marcus Cerqueira Pimenta da Cunha

Diretor Comercial e Operações - Citelum Brasil

Caroline Lapelerie

Diretora de Inovação - Toulouse Metropole

Françoise Méteyer-Zeldine

Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável - Embaixada da França

Mariana Verônica de Moura

Coordenadora - Systra Brasil

Cíntia Bartz

Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - Prefeitura de Teresina

Dominique Faure

Primeira Vice-Presidente - Toulouse Metropole

 
Paula Faria“A parceria com o Clube Cidades Sustentáveis nessa edição do evento tem gerado resultados bem importantes, permitindo que dez organizações do Clube confirmassem participação no CSCM DX 20. As organizações francesas têm uma longa experiência na implementação de políticas públicas, com foco no desenvolvimento de cidades inteligentes e com resultados efetivos. Nesse sentido, a troca de experiências dessas organizações é fundamental para acelerar os processos de desenvolvimento no Brasil”.
 
“Para nós é uma honra poder contar, pela primeira vez, com o prestígio do Clube e já atingindo resultados tão fundamentais para a construção de cidades no país. Também contaremos com a contribuição da organização no Fórum, por meio de uma Agenda Estratégica e que irá debater com profundidades temas relacionados ao saneamento básico e a mobilidade no âmbito de dois painéis específicos promovidos pelo Clube. Sem dúvida, essa parceria será duradoura e irá beneficiar ainda mais as atividades de cooperação França-Brasil”, conclui Paula.
 
Sobre os painéis do Clube Cidades Sustentáveis no Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020
O painel "Mobilidade-Cibersegurança-Cidadania" acontecerá no segundo dia do evento (09/09), das 11h às 13h, e apresentará as experiências nessa área das empresas francesas Alstom, Citelum e Systra, além da experimentação pioneira com veículos autônomos para transporte público na cidade de Toulouse (França).
 
Já no dia 10/09, também das 11h às 13h, será realizado o painel "Saneamento", que irá debater o novo marco legal e as novas tecnologias a serviço do cliente final. O painel conta com a participação da startup francesa Bluspark, da empresa Setec e da SPPI, Secretaria Especial de Parcerias e Investimentos do Ministério da Economia.
 

Nove empresas, membros do Clube, irão apresentar os seus produtos e serviços na próxima edição do Connected Smart Cities nos dias 9 e 10 de setembro:

Alstom – Citelum - EAV Networks – Egis - Evac - MoviSafe - Meu Copo Eco – Systra - Valgo

O evento que é referência na área de Mobilidade e Smart Cities no Brasil fez a aposta este ano do formato 100% digital com o desenvolvimento de uma ferramenta digital e convivial ao mesmo tempo. São mantidas as rodadas de negócio por temas e asseguradas as condições para os participantes desenvolverem o seu trabalho de networking juntos aos players do mercado e aos gestores das cidades e autoridades.

No âmbito da mesma parceria, o Club promove ainda dois painéis temáticos onde serão apresentados casos e experiências da França nas áreas "Mobilidade-Cibersegurança-Cidadania " dia 9 das 11:00 às 13:00 horas e “Saneamento”, dia 10 das 11:00 às 13:00 horas.

Maiores detalhes sobre estes painéis serão informados em breve.

 

Por meio do Clube Cidades Sustentáveis, que reúne 70 membros, o acordo tem o objetivo de fomentar, no contexto do Connected Smart Cities, a cooperação entre as empresas francesas e o Brasil para o desenvolvimento de cidades

O Connected Smart Cities firmou parceria com o Clube Cidades Sustentáveis,  iniciativa da Embaixada da França no Brasil, que reúne 70 membros e integra as atividades de cooperação França-Brasil.

Leia o restante do artigo no site Connected Smart Cities...