O Clube Cidades Sustentáveis reúne empresas
e instituições francesas, consultores independentes,
acadêmicos franceses trabalhando no Brasil
no campo das cidades.
cidades brasileiras e responder aos desafios
da cidade sustentável.

Ele conta mais de 70 membros e reúne competências multidisciplinares para refletir sobre o futuro das cidades brasileiras e responder aos desafios da cidade sustentável.

Promovemos a expertise francesa em sustentabilidade urbana.

Adaptar-se à mudança climática
Organizar uma mobilidade ativa e sustentável
Oferecer uma água limpa e rejeitar uma água tratada
Reduzir, administrar e valorizar os resíduos
Conectar os cidadãos

Promovemos a expertise francesa em sustentabilidade urbana.

Adaptar-se à mudança climática
  • 25
  • 26
  • 27

A Dijon Metropole concedeu um contrato de 12 anos para o desenvolvimento e operação de um sistema para controlar os equipamentos conectados nas 23 localidades que compõem o distrito a um consórcio formado pela SUEZ, Bouygues Energies & Services* Citelum** e Capgemini. Foi comissionado pelo consórcio em abril de 2019.

Para melhorar a qualidade dos serviços públicos para os cidadãos

A metrópole de Dijon tomou uma iniciativa única e inteligente para usar os dados digitais produzidos por instalações públicas conectadas para oferecer novos serviços públicos a seus habitantes e para implementar uma governança urbana aberta baseada em Open Data. Este projeto para a gestão de espaços públicos conectados, chamado OnDijon, atende a vários objetivos:

• coordenar melhor os serviços e e a equipe (obras rodoviárias, coleta de lixo, etc.),
  • gerenciar melhor os equipamentos (antecipação da renovação dos equipamentos, introdução de procedimentos automatizados, etc.),
  • melhorar a segurança nos espaços públicos e estabelecer uma gestão de crise mais eficaz através do uso de novas tecnologias de informação de alto desempenho,
  • fornecer novos serviços públicos digitais para os habitantes e desenvolver a democracia participativa local,
  • desenvolver o apelo da região, promovendo a economia digital.

Nossa Solução

A implementação de uma central de controle pública de equipamentos

Dijon metropole adjudicou a um consórcio formado pela SUEZ, Bouygues Energies & Services* Citelum** e Capgemini, um contrato para o desenvolvimento e operação de um sistema de controle dos equipamentos conectados nas 23 localidades que compõem o distrito.

O centro de controle conectado usa tecnologia digital para controlar, coordenar e manter remotamente a maior parte dos equipamentos urbanos da prefeitura. É uma ferramenta essencial para melhorar o controle dos equipamentos e dos serviços relacionados com a gestão dos espaços urbanos.

Ele substitui os seis centros de controle existentes (segurança, polícia municipal, supervisão urbana, trânsito, linha direta da prefeitura e neve).

Cinqüenta pessoas estão trabalhando nos 1.200 m² do centro de controle conectado, que:

• simplifica e melhora a coordenação das intervenções e trabalhos de manutenção dos serviços da metrópole no espaço público relacionado ao volume de lixo, estradas, áreas verdes, limpeza...
  • administra remotamente os equipamentos urbanos da metrópole 23 municípios, como semáforos, iluminação pública, CCTV ou serviços rodoviários
  • garante a segurança pública: gestão de crises (neve, enchentes...), segurança dos edifícios públicos (incêndio, intrusão, controle de acesso...), bem como CFTV e intervenções da Polícia Municipal
  • organiza a mobilidade dos habitantes, coordenando os meios de transporte e as viagens pela área
  • processa cerca de 630 ligações diárias recebidas no portal telefônico dedicado aos pedidos dos cidadãos

Também é a primeira vez que uma autoridade pública na França usa dados digitais de equipamentos públicos conectados em um projeto de Open Data nesta escala.

Equipamentos e serviços urbanos mais eficientes e econômicos

A gestão conectada dos espaços públicos é um meio de modernizar a ação pública e torná-la mais eficiente, ao mesmo tempo em que desenvolve a economia digital da região e aumenta seu apelo ao mesmo tempo.

Números-chave:

• Um contrato de 105 milhões de euros financiado pelo metrô de Dijon, a cidade de Dijon, a Região de Bourgogne Franche-Comté e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (ERDF)
  • Renovação de mais de 34.000 unidades de iluminação 100% LED
  • 113 semáforos e 180 ônibus equipados com sistemas de ônibus prioritários
  • 205 veículos geolocados e 130 equipados com conjuntos de rádios de comunicação
  • Mais de 140 km de cabos de fibra ótica instalados
  • 180 edifícios operados em segurança e proteção, conectados ao centro de controle, incluindo 13 renovados
  • 65% de economia de energia no final do contrato
  • Renovação de 26 pontos de acesso retráteis